Blog

Blog

Comportamento Empático

March 21, 2018

Empatia originária do grego (da junção “em” – dentro e “phatos” – sentimento).

 

Quem não desenvolver um comportamento empático vai ficar cada vez com menos lugar - porque vai se excluindo na verdade.

 

Como estamos vivendo um processo de inclusão, o que é uma boa notícia, porque tende a prosperidade, mas gera esse desconforto porque você tem que se adaptar ao que seria um mundo menos conhecido.

 

A evolução é adaptabilidade, não é força ou outro tipo de capacidade, é você ter a condição de continuar evoluindo num mundo que evolui, se transformando num mundo que se transforma.

 

A gente tem medo do outro por essa coisa que do outro é desconhecido, do outro não conhecido, não é exatamente do outro, e sim desse outro misterioso que pode nos revelar coisas que a gente não sabia, e pode nos colocar em situação que não dominamos, não estamos preparados que a gente entende que isso pode gerar algum tipo de risco de exclusão.

 

Incluir o diferente e uma atitude extremamente empática.

 

Você não pode muda-lo para ser igual, o legal de interagir com o diferente é porque ele é diferente, não é uma tentativa de fazer o diferente igual a você.

 

É uma tentativa de você reconhecer na outra pessoa a você mesmo. Se a gente entende que o outro desconhecido é a oportunidade de aprendermos sobre nós mesmos, paramos de ter medo deste bicho que vai pular de trás da árvore. Esse bicho que vai pular de trás da árvore não é mais um bicho, é uma oportunidade de se conhecer.

 

Quando você sai do coletivo, você perde a proteção do coletivo, você precisa sair como você, agora quem é você? Então é tudo uma pegadinha do divino, porque você tem essa abundância mas tem esse inconveniente de lidar com você mesmo, então a gente muda no panorama organizacional quando naquilo que a gente está acostumado como padrão.

 

A gente muda a nossa relação com a vida saindo da escassez entrando na abundância, para isso a gente só precisa reconhecer a oportunidade que é o outro.

 

Texto do programa da GNT – Quando somos quem queremos ser?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Bob Clemps na Rádio Palermo

March 17, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Diálogos Sistêmicos

dialogossistemicoscontato@gmail.com

WhatsApp (11) 9.9909.3801

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

design by gustha.com