Blog

Blog

Uma boa noite de Sono

February 14, 2018

O bom sono deve estar não só em harmonia com o seu cotidiano, mas também com o universo. Quando seus ritmos fisiológicos e biológicos se sintonizam com os ritmos da natureza – o movimento da Terra, do Sol, da Lua e das estrelas, o ciclo das estações do ano e o vai e vem das marés -, o sono vem naturalmente, sem maior esforço. O sono que chega dessa maneira gera um estado interno de felicidade que beneficia a saúde e rejuvenesce.

 

Nosso corpo é a melhor farmácia do mundo. Ele produz substâncias curativas naturais que nos protegem de várias doenças. Esta farmácia é fortalecida quando o corpo está em equilíbrio. Exercícios físicos, sono, alimentação apropriada e manutenção dos ritmos biológicos estão todos interconectados e

são interdependentes.

 

Um dos segredos mais importantes para um sono tranquilo e rejuvenescedor é a qualidade de suas experiências durante o dia. Quando você vive plena e serenamente cada momento e usufrui as coisas boas que o mundo lhe oferece, você não acumula estresse. Isto significa que a dinâmica da atividade diária beneficia diretamente a qualidade do sono.

 

O estresse é a causa mais frequente dos distúrbios do sono. Quando a pessoa sente que está sofrendo ameaças físicas ou psicológicas, ou acha que suas necessidades não estão sendo atendidas, as reações do estresse são ativadas: a pressão arterial sobe, o coração bate mais depressa, as plaquetas sanguíneas ficam mais pegajosas e as glândulas suprarrenais secretam hormônios do estresse. Com o passar do tempo, essas alterações, além de causar perturbação no sono, podem acarretar hipertensão crônica, problemas cardíacos e

baixo nível imunológico.

 

Para dormir bem é preciso desenvolver atividades dinâmicas durante o dia. E para ser capaz de desenvolver atividades dinâmicas durante o dia é necessário que o sono seja profundo e tranquilo à noite. Estes dois “segredos” andam de mãos dadas. Quando o equilíbrio é alcançado, dorme-se bem e com facilidade.

 

Uma das verdades mais importantes sobre o sono é a seguinte: você não consegue se forçar a dormir. Somos capazes de fazer com que nosso corpo corra, se exercite, leia ou execute qualquer atividade controlada pela vontade. Mas você não pode ordenar que seu corpo durma, é impossível obriga-lo a dormir. Dormir é um processo natural e “forçar-se a dormir” não traz nenhum resultado positivo.

 

Na realidade, pode até agravar a insônia, porque, quanto mais se tenta, menos se consegue, aumentando a frustração.

 

Uma boa noite de sono está totalmente associada ao equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Bob Clemps na Rádio Palermo

March 17, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Diálogos Sistêmicos

dialogossistemicoscontato@gmail.com

WhatsApp (11) 9.9909.3801

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

design by gustha.com